quarta-feira, 7 de agosto de 2013


Há amigo mais chegado que um irmão

“O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18.24).

Nessa passagem o escritor de Provérbios faz duas considerações acerca da amizade. Primeiramente, ele diz que alguém pode ter muitos amigos e, por isso, sentir-se feliz, realizado. No entanto em seguida, ele faz uma importante ressalva: “[...] mas há amigo mais chegado que um irmão”. Essa declaração nos permite entender que, entre os amigos que podemos ter, existem diferentes níveis de amizade: uns são amigos meramente superficiais, outros têm um pouco mais de proximidade, e há aqueles que nos conhecem de longas datas e até fazem partes de nossa história.
        Mas há um tipo de amizade que se destaca nessa passagem, que é mais profunda do que a relação entre irmãos. É claro que o relacionamento entre irmãos pode ser forte e relevante, mas o sábio escritor chama nossa atenção para o fato de que uma amizade pode ser tão significativa que ultrapassa a proximidade que existe entre irmãos de sangue. Temos exemplos bíblicos de amizade desse grau, como, por exemplo, Davi e Jônatas ou Noemi e Rute. Davi tinha muitos irmãos, mas nenhum deles foi tão chegado a ele como Jônatas, filho do rei Saul. Embora Saul odiasse Davi e o invejasse profundamente, a ponto de tentar matá-lo varias vezes, a amizade entre Jônatas e Davi permaneceu firme até depois da morte de Jônatas.
        Outro belíssimo exemplo é a amizade entre Noemi e sua nora, Rute. Após ficar viúva, sendo ainda jovem, Rute, era moabita, não buscou outros rumos para sua vida, mas decidiu acompanhar e cuidar de sua sogra, mesmo sendo de outro povo. Ela escolheu deixar sua terra, sua família, seus costumes e seguiu sua sogra até Israel, onde se esforçou no trabalho e acabou sendo recompensada por Deus, ao ser escolhida por Boaz como esposa, tornando-se assim uma ascendente do rei Davi.
        Que coisa tão linda é a amizade profunda e sincera!
Que o Senhor nos ajude a fim de que sejamos amigos leais e sinceros e que possamos desfrutar, acima de tudo, da maior amizade de todas, que é a do nosso Senhor Jesus Cristo.

Obrigada a todos os leitores

Sem comentários:

Enviar um comentário