sábado, 21 de setembro de 2013


A Parábola do Trigo e do Joio
A segunda parábola proferida por Jesus foi a Parábola do Trigo e do Joio - Mateus 13: 24-30 e 36-43.
Esta, também, é uma parábola que já vem seguida de sua interpretação, dada pelo próprio Mestre.
1 - O que semeou o trigo é o próprio Cristo;
2- O campo é o mundo;
3 - O trigo são os filhos do Reino;
4 - O joio são os filhos do maligno;
5 - O que semeou o joio no meio do trigo foi o inimigo;
6 - A colheita é o fim do mundo;
1 - O que semeou o trigo é o próprio Cristo - Quando Cristo apresenta-se como o dono da lavoura e como aquele que semeia o trigo, Ele está mostrando o caráter universal desta parábola. Na parábola do semeador, o semeador é qualquer um que semeia a mensagem do Evangelho. Nesta, no entanto, o semeador é o proprio Senhor Jesus. Esta parábola trata de todo o Reino de Deus na terra. Onde houver "povo de Deus", aí haverá joio e aí haverá a intervenção do inimigo. Problemas no seio da igreja não é "provilégio" de uma denominação ou de uma igreja local. Cristo, tem como característica principal, agregar em torno de si, pessoas problemáticas. Ele é o carpinteiro de Nazaré e a igreja é sua oficina.
2 - O campo é o mundo - Mais uma vez Jesus mostra que a parábola tem abrangência universal. Onde houver igreja, onde houverem crentes, haverá joio no meio do trigo. Não vale à pena ficar mudando de igreja para livrar-se de pessoas problemáticas.
3 - O trigo são os filhos do Reino - A Igreja é comparada, em vários textos, a uma lavoura, uma plantação e às vezes a uma árvore. Cada um daqueles que nasceram de novo no Reino de Deus estão plantados na casa do Senhor - Sl 92:13  . E de cada um o Senhor espera alcançar frutos - Jo 15:2  .
4 - O joio são os filhos do maligno - JOIO - Lolium temulentum, tipicamente conhecida como joio (ou cizânia), é uma planta anual pertencente à família Poaceae e ao gênero Lolim. De talo rígido, pode crescer até 1 metro de altura, com inflorescências na espiga e grão de cor violeta. Usualmente cresce nas mesmas zonas produtoras de trigo e se considera uma erva daninha desse cultivo. A semelhança entre essas duas plantas é tão grande, que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como "falso trigo". Pode ser venenosa e uma pequena quantidade de joio colhida e processada junto ao trigo pode comprometer a qualidade do produto obtido. Portanto, vem daí a famosa expressão "é preciso separar o joio do trigo", um ditado popular. (fonte: Wikipédia)
Você conhece ou conheceu algum crente cujo comportamento é bem parecido com a descrição acima, feita ao joio? - Pois é, tem gente desse jeitinho na igreja. Só está lá para dar trabalho. Dá tanto trabalho que os servos pediram ao dono da lavoura para arrancarem o joio antes que ele crescesse. Na condição de pastor, a mim já me ocorreu, algumas vezes, de algum obreiro chegar e perguntar-me até quando eu vou tolerar a determinadas pessoas.  Eu percebo que a vontade  deles que que eu tome alguma providência  e expulse/exclua aquela pessoa que comporta-se como joio. Eu não tenho dúvidas que o joio é alguém que foi enviado pelo inimigo para causar problemas no seio da família cristã.
 5 - O que semeou o joio no meio do trigo foi o inimigo -  Povo de Deus, não tenha dúvida que Satanás é o principal interessado em causar danos à obra de Deus. Jesus não usou meias palavras, Ele disse que quem semeou o joio foi o inimigo, o diabo. Nós não temos que viver sutacando o inimigo, mas, também, não podemos deixar de mostrar-lhe a face quando ele age e nos perturba. Tem um ditado popular que diz que quando o diabo não vem, manda seu secretário. É verdade! O inimigo sempre dá um jeito de enfiar algum "secretário" dele pelo meio para causar problemas. Quando Israel saiu do Egito, diz a Bíblia que junto com os israelitas saiu uma mistura de gente - Ex 12:38  . Esse "misto de gente" era o joio que o inimigo infiltrou no meio do povo de Deus e que causou grande inquietação durante os 40 anos que Israel peregrinou no deserto. Em Nm 11:4  . é usado um termo pejorativo para refereir-se a esse povo.
 O grande problema é que assim como o joio parece-se com o trigo, o trigo parece-se com o joio. Pode acontecer de ter um crente dando trabalho na igreja e que não seja joio. Alguém que antes foi um problema ao pastor, de repente, toma postura, e passa a ser uma bênção para aquele e para outros pastores. João Marcos foi um exemplo disto. Em determinado momento ele foi problema para o apóstolo Paulo, em outro momento ele tornou-se útil ao mesmo apóstolo - 2Tm 4:11  .
 É por isso que quando perguntaram ao dono da lavoura se deveriam tirar o joio para que não crescesse junto com o trigo ele respondeu secamente: - Não! - Mt 13:29  . Só o Senhor sabe quem é joio e quem é trigo. Porque nem tudo o que parece é!
 6 - A colheita é o fim do mundo -  A separação é certa, mas não exatamente agora e nem do nosso modo. O fim do mundo é uma expressão que refere-se ao tempo do fim. Não significa exatamente que esta separação do joio e do trigo se dará no dia do Juízo Final. Na verdade, a primeira e grande separação se dará no momento do arrebatamento da Igreja, pois apenas o trigo será arrebatado e quem determinará isto será o próprio Senhor. Ninguém poderá dizer que não subiu porque o pastor não foi com a sua cara. Se era crente e não subiu é porque era joio.

 Agora, há uma coisa que nos conforta: Essa separação do joio acontece mesmo antes do fim. De vez em quando um obreiro, ou mesmo um membro comum da igreja pede carta, repentinamente e deixa a todos perplexos. Só Deus e o pastor sabem o quanto foi bom aquela pessoa resolver sair. O Espírito Santo sabe até que ponto o pastor é capaz  de suportar um "crente joio".

Sem comentários:

Enviar um comentário