sábado, 20 de julho de 2013

Estudo bíblico devocional


O temor do Senhor é o princípio da sabedoria
Estamos começando mais um ano, pela graça de Deus. É momento oportuno para estabelecermos, ou, pelo menos, reafirmarmos os princípios sob os quais conduziremos nossa vida, nossas decisões, nossas ações no decorrer dos próximos dias. Todos queremos acertar, alcançar bons objetivos, conquistar algum desenvolvimento em áreas específicas de nossa existência. Para tanto, precisamos de sabedoria. Mas, como podemos alcançá-la? Vejamos o que nos diz Provérbios 1.1-5:
Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência; para se instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e equidade; para dar aos simples prudência e aos jovens conhecimento e bom siso” (Almeida Edição Contemporânea Revisada).
O trecho lido apresenta de forma clara e objetiva o propósito do livro de Provérbios, escrito pelo rei Salomão, filho de Davi, que é ajudar a adquirir e a aplicar a sabedoria de Deus às nossas decisões e atividades da vida cotidiana. O livro de Provérbios faz parte do que os estudiosos classificam como “literatura sapiencial” do Antigo Testamento, que inclui também os livros de Jó e de Eclesiastes. Nestes livros são abordadas as questões mais difíceis da vida, a partir da ótica divina. Neles se contemplam assuntos como a existência humana, a família, a infância, a juventude, a pureza sexual, a fidelidade conjugal, a honestidade, o trabalho diligente, a generosidade e a justiça.
Em Provérbios encontram-se sérias advertências quanto às más escolhas, à influência das amizades, os problemas causados pelo mau uso da língua, a imprudência, a imoralidade, a falsidade, a preguiça, enfim, todas as consequências negativas que decorrem do pecado, da desobediência aos princípios estabelecidos por Deus para o bem viver.
Um dos pontos cruciais em relação à sabedoria divina é que ela não está vinculada primeiramente à inteligência ou a grandes conhecimentos, mas sim depende diretamente do temor ao Senhor (Pv 1.7):
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”.
A verdadeira sabedoria da parte de Deus não tem nada a ver com o coeficiente intelectual ou do nível de instrução de uma pessoa, pois é uma questão de entendimento moral e espiritual. Diz respeito a viver e pensar em conformidade com a verdade de Deus, com seus caminhos e seus desígnios.
Temer ao Senhor quer dizer considerar a vida do ponto de vista de Deus, crendo que o que Ele diz é verdade e que seus princípios apontam para a melhor forma de se viver. E o caminho para se conhecer sua vontade, suas orientações para nossa vida encontram-se em sua Palavra (Pv 3.1-3):
“Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as nas tábuas do teu coração”.
Você quer saber a receita para ter uma vida abençoada, para desfrutar de paz e segurança ao longo deste novo ano, sem medo do mal? Ame sinceramente ao Senhor, leia e medite em sua Palavra e esforce-se para segui-la (Pv 1.33):
“Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal”.
Que o Senhor possa guiar sua vida hoje e sempre.  Palavras da Irmã Judite Alves
Obrigada a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário