ESTUDO DA
CARTA DE PAULO AOS FILIPENSES
A CIDADE DE FILIPOS
Filipos era a capital
da província romana chamada Macedônia, localizada em território que hoje
pertence à Grécia. Seu nome significa "pertencente a Filipe". A
cidade foi fundada por Filipe, pai de Alexandre Magno, em 358 a.C. Era
importante devido à sua localização junto à principal estrada que cortava a
Macedônia no sentido leste-oeste, servindo de caminho entre a Ásia e Roma. Além
disso, a cidade possuía minas de ouro e prata.
A IGREJA EM FILIPOS
Foi a 1a igreja cristã na Europa. Foi
fundada por Paulo durante a segunda viagem missionária - At.16.11-40. Ali
chegando, o apóstolo foi bem recebido juntamente com Silas. Os primeiros
convertidos foram Lídia, vendedora de púrpura, e uma jovem que adivinhava, da
qual foi expulso um espírito imundo. Sendo liberta, cessaram os seus
prognósticos. Diante disso, cessou também o lucro dos
seus senhores, os quais se enfureceram contra Paulo e Silas, incitando contra
eles as autoridades locais. Como resultado, aqueles irmãos foram espancados e
lançados na prisão (I Ts.2.2). Estando orando e louvando a meia-noite, Deus os
libertou por meio de um terremoto que abriu as cadeias. Diante de tão grande
acontecimento, o carcereiro se converteu e também a sua família.
Algum tempo depois, os
irmãos filipenses enviaram ajuda financeira para Paulo - II Cor.8.2 Fil.
4.10,15.
A SITUAÇÃO DE PAULO
Ao escrever a epístola
aos filipenses, Paulo se encontrava preso, correndo risco de vida, distante de
muitos irmãos e amigos e em dificuldade financeira. Na carta, ele fala da morte
várias vezes: 1.20; 2.8; 2.27; 2.30; 3.10. Entretanto, a mesma epístola
enfatiza a alegria, a gratidão (1.3; 4.6), e ainda admoesta contra a murmuração
(2.14).
Isso é testemunho (2.15).
Alegria e gratidão no meio do sofrimento é tão contrastante quanto a luz no
meio da escuridão, como uma estrela refulgente no meio do negro céu. Não dá
para ignorar. Paulo compara os cristãos aos luzeiros, aos astros, e não a uma
vela ou a um pavio de lamparina (2.15). O luzeiro produz abundante luz, a qual
não se apaga com o vento nem com a tempestade.
Normalmente, se existe
luz, existe fogo. Algo está se consumindo. Algo está queimando. Não seremos luz
gratuitamente. Não seremos luz sem sacrifício, sem dor, sem renúncia, sem
sofrimento ou sem tribulações.
Até a sua própria morte
é vista por Paulo como um meio pelo qual o Senhor Jesus seria glorificado
(1.20). Segundo a visão do apóstolo, sofrer pelo evangelho é um privilégio
(1.29).
A EPÍSTOLA AOS FILIPENSES
Autor: Paulo (e
Timóteo)
Portador: Epafrodito
Data: 60 ou 61.
Local: prisão em Roma.
Tema: Alegria no
Senhor.
Motivo da carta:
gratidão pelo auxílio enviado pelos filipenses.
Versos chave: 1.21 e
4.4
COMENTÁRIO
OS SANTOS FILIPENSES
Paulo usa a palavra
"santos" para se referir aos filipenses (1.1). Esse termo na bíblia
não se refere a cristãos mortos e que, ainda assim, tenham poder para
interferir no mundo dos vivos e fazer milagres. Nada disso. "Santo"
significa "separado", "consagrado". Todo cristão é santo,
ou pelo menos deveria ser. Todo servo do Senhor é separado domundo e separado para Deus.
Essa separação não significa alienação. O cristão não deve viver como um
alienígena, indiferente a tudo, longe de todos, isolado e estranho. Podemos e
devemos participar de tudo o que acontece em nossa volta, exceto daquelas
coisas que podem interferir na nossa comunhão com Deus e contrariar o nosso
compromisso com Cristo. Quando a questão ameaça esse ponto, então nos
separamos, pois somos santos.
"Santo" não
significa perfeito ou alguém que esteja livre da possibilidade de pecar.
Somente alcançaremos essa condição quando deixarmos esta terra e formos para o
nosso lar celestial. Antes disso, devemos viver num processo de
aperfeiçoamento. Pelas palavras de Paulo, vemos que os filipenses não eram
perfeitos, mas estavam caminhando nessa direção. Ele disse: "Estou
plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la
até o dia de Cristo Jesus." (1.6). O próprio apóstolo disse a respeito de
si mesmo: "Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição;
mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por
Cristo Jesus..." (3.12-14). Vejo nesse processo de aperfeiçoamento o
desenvolvimento da salvação mencionado em Fil.2.12. Não que sejamos "meio
salvos". A obra está consumada no coração de Deus, mas, na prática, os
efeitos da salvação ainda se estabelecem gradativamente até que o nosso corpo
seja transformado em um corpo incorruptível, em semelhança do corpo ressurreto
do nosso Senhor Jesus Cristo.
PERDAS E GANHOS
O evangelho envolve
perdas e ganhos (3.7-8). Isso não combina com certas pregações de prosperidade.
Paulo estava preso, privado de muitas coisas, mas certo do seu ganho
espiritual. Será que Paulo pensava em um evangelho que lhe proporcionaria
riqueza material, uma grande casa, um lindo carro, o seu próprio negócio, etc?
De modo nenhum. Ele assumia as tribulações e os sofrimentos como fatores
naturais no caminho do cristão e que tudo isso até contribuiria para o avanço
do reino de Deus. "... As coisas que me aconteceram têm antes contribuído
para o progresso do evangelho." (1.12). Ele destacou ainda, de modo
comemorativo, que sua prisão tinha se tornado oportunidade para evangelizar os
soldados romanos (1.13).
Quando, ao fim da
epístola, Paulo diz: "Tudo posso naquele que me fortalece" (4.13),
ele não estava ensinando uma declaração do pensamento positivo, como se
quisesse colocar o cristão numa posição de sucesso absoluto, conforme a visão
que o mundo tem de sucesso. Lendo 4.12, entendemos que Paulo estava dizendo que
ele foi capacitado por Deus para passar por qualquer situação, fosse de
abundância ou escassez, de humilhação ou honra, de fartura ou de fome.
Certamente, o obreiro de Deus precisa estar pronto para tudo isso e não apenas
para ser rico.
É verdade que Deus pode
nos dar todo tipo de bens materiais. Entretanto, isso depende do plano dele
para cada pessoa. Não podemos colocar a riqueza material como conseqüência
natural do evangelho. Isso não é bíblico. Na parábola dos talentos, aquele
senhor deu uma quantidade de dinheiro correspondente à capacidade de cada um. É
assim que Deus faz conosco. Ele não vai colocar em nossas mãos algo superior à
nossa capacidade de administrar.
Precisamos focalizar o
ganho espiritual, o galardão celestial e não o galardão terreno. Este, se vier,
será bem-vindo. Porém, não pode ser o nosso objetivo.
OS INIMIGOS DA CRUZ DE
CRISTO
"Pois muitos andam
entre nós, dos quais repetidas vezes eu vos dizia e agora vos digo até
chorando, que são inimigos da cruz de Cristo; O destino deles é a perdição, o
deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia; visto que só se
preocupam com as coisas
terrenas. Pois a nossa pátria está
nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus
Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao
corpo da sua glória..." (Fil.3.18-21).
Cruz é renúncia, é
entrega, é perda, é humilhação, é morte. Disse Jesus: "Se alguém quiser
vir após mim, a si mesmo se negue, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Porque
qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas qualquer que, por amor
de mim, perder a sua vida, a salvará.". (Lc.9.23-24). Se não estivermos
dispostos a perder nada pelo evangelho e ainda quisermos fazer dele uma
ferramenta para o enriquecimento material, estaremos desvirtuando sua essência
e negando a cruz.
Corremos o risco de
colocar o ser humano como o centro do cristianismo, como se este existisse para
atender a todos os nossos desejos terrenos. Desse modo, muitas pessoas estão
nas igrejas com a expectativa de que Deus resolva todos os problemas delas e
vêem nele apenas um solucionador de problemas e não um Senhor.
"Buscai primeiro o
Reino de Deus." (Mt.6.33a). Muitos precisam corrigir a orientação de sua
busca ao Senhor. Precisamos buscá-lo, primeiramente, para sabermos a sua
vontade para nós, e não para fazê-lo conhecer a nossa vontade. Precisamos
perguntá-lo sobre o que devemos fazer para ele antes de apresentar o que
queremos que ele faça para nós. Nós é que somos os servos. Ele é o Senhor.
Além disso, precisamos
colocar os valores espirituais acima dos valores terrenos. Em sua oração pelos
filipenses, Paulo pede que eles tenham amor, conhecimento, discernimento e
fruto de justiça para a glória de Deus (Fil.1.9-11). São valores espirituais,
os quais devem ser enfatizados, acima das nossas ambições materiais.
Colocando cada coisa no
seu devido lugar e nível de importância, entenderemos a disposição de Paulo até
para sofrer e morrer pelo evangelho. Em algum tempo da nossa vida podemos estar
vivendo na abundância. Em outro tempo podemos estar sofrendo privações sem que
isso signifique pecado nem fracasso espiritual. O cristão pode ser rico (II
Tm.6.17-19) e pode ser pobre (II Cor.8.1-2; Fil.4.11). O que não se pode é
vincular o evangelho à riqueza material. Afinal, Jesus disse que os ricos
dificilmente se salvarão. E Paulo acrescentou que os que querem ser ricos caem
em muitas tentações. (Lc18.24; II Tm6.9-10).
DEUSES ESTRANHOS
Paulo disse que "andam
entre nós" muitas pessoas "cujo deus é o ventre." Entre nós
significa dentro da igreja. São pessoas que não estão servindo ao verdadeiro
Deus, mas estão procurando apenas seu próprio interesse. Eram como aquela
multidão que acompanhava Jesus apenas por causa dos pães e dos peixes que ele
multiplicava (João 6.26). Isso é até admissível por algum tempo. Muitos só vão
atrás de Jesus motivados por uma necessidade pessoal. Porém, chega um momento
quando todos são desafiados a assumirem uma posição de compromisso com o
Senhor. Seguir a Cristo nos faz passar por momentos de milagres, de pão e peixe
multiplicados, de cura, de libertação, etc, mas nesse caminho também existe uma
cruz.
O "deus"
daquelas pessoas era o ventre. A alimentação estava acima de tudo para elas.
Existem hoje tantos deuses sendo adorados e servidos. Na sociedade atual, o
futebol é um deus ou uma religião. Não é à toa que os grandes jogadores são
considerados "ídolos". Os estádios reúnem pessoas como não acontece
em nenhum templo religioso do mundo. Elas vão ali, pagam para entrar, nada
ganham, e algumas chegam a matar ou morrer pelo seu time. As copas do mundo
reúnem povos de muitas nações num congraçamento jamais realizado por nenhuma
religião.
Outro deus da
atualidade que podemos mencionar é o sexo. A sexualidade extrapola as portas
conjugais e se manifesta nas músicas, nos comerciais, nos filmes, nas novelas,
etc. Deixa de ser um componente do casamento e passa a ser usado como produto
comercial. Aqueles que servem a esse deus tornam-se escravos de suas práticas
extraconjugais.
O dinheiro é também um
deus da humanidade. Cristo mesmo já mencionou algo semelhante quando disse:
"Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Mt.6).
Os exemplos que
mencionamos não são coisas intrinsecamente más. O futebol não é algo mau. O
dinheiro também não. O sexo, por sua vez, foi criado por Deus e é correto desde
que praticado dentro do matrimônio. O problema é quando essas coisas são
colocadas acima de Deus, como se fossem mais importantes do que ele. Se trocarmos
o compromisso com Deus por uma outra coisa, então essa coisa é o nosso deus.
Através do jejum, das
ofertas e da abstinência pelo tempo necessário, nós demonstramos, na prática,
que o Senhor Jesus está acima de tudo para nós.
REGOZIJAI-VOS NO SENHOR
Paulo, mesmo preso,
estava se regozijando (1.18). Possuía uma alegria sem motivo aparente
(1.4,18,25). Ele usa não apenas a palavra alegria, mas gozo e regozijo, que são
termos ainda mais fortes, que falam de uma alegria intensa, grande satisfação
ou prazer (2.2; 2.17,18,28,29). A chave do contraste entre a prisão de Paulo e
sua alegria é a expressão: "Regozijai-vos no Senhor (3.1; 4.1,4,10). A alegria do cristão não vem de fora para dentro, mas
de dentro para fora. Alegria no Senhor não depende de circunstâncias mas
depende do Senhor, e ele não muda. Um cristão alegre no meio da tribulação?
Isso é loucura para o mundo. Tal alegria provém de uma paz que excede todo
entendimento (4.7).
Em meio a tantas
expressões de alegria, o texto de 2.28 menciona a "tristeza". Isso é
bom para que não falemos do cristianismo como se fosse algo irreal, utópico.
Paulo esteve triste por causa da doença de Epafrodito. Nesse mundo podemos
passar por momentos de tristeza. Porém, ela não pode nos dominar, não pode ser
nossa companheira constante. Observe que, embora a tristeza tenha sido
mencionada, ela não se tornou característica nem tema da epístola. Da mesma
forma como não se tornou característica de Paulo nem será nossa. Podemos ficar
tristes por alguns momentos ou até por alguns dias? Sim. Daniel esteve triste
durante 21 dias (Dn.10.2). Podemos nos entristecer pelo pecado cometido (I
Cor.5.2; II Cor.7.8-10), por uma perda, pelo sofrimento próprio ou alheio.
Entretanto, não seremos pessoas tristes nem viveremos na tristeza. É verdade que
Jesus chorou, conforme nos informa o menor versículo da bíblia (João 11.35).
Porém, Jesus não viveu chorando e nem nós podemos viver assim. Paulo também
chorou por causa daqueles que se perdiam (Fil.3.18). Que a tristeza em nossas
vidas seja o menor versículo e que a alegria preencha longos capítulos da nossa
existência.
A expressão
"alegrai-vos no Senhor" nos dá uma idéia de uma alegria que não
depende de outros fatores, mas depende do Senhor. Assim, temos também uma idéia
de condicionamento. Nossa alegria depende da nossa relação com Deus. Se esta
relação estiver interrompida de alguma forma, então estaremos desligados da
nossa fonte de alegria. Ficaremos tristes. Precisamos então eliminar o que se
pôs entre nós e Deus, seja um ídolo ou outro pecado qualquer. Religados à fonte
da alegria, nosso rosto volta a brilhar como uma lâmpada que se acende.
ALEGRIA X ANSIEDADE
Ao escrever aos
filipenses sobre a alegria, Paulo estava consciente de que a ansiedade poderia
ser um empecilho nesse caminho (4.4-7). Talvez deixemos de usufruir em
plenitude da alegria do Senhor (Neemias 8.10), porque estamos ansiosos.
Algumas vezes, a
ansiedade, ou preocupação, ocorre por um motivo legítimo. Estamos nos sentindo
ameaçados, então ficamos ansiosos. Entretanto, em muitos casos a ansiedade se
manifesta sem fundamento real.
Podemos estar ansiosos
porque buscamos algo e ainda não alcançamos. Pode ser algo necessário, mas, em
muitos casos, trata-se de uma busca ambiciosa pelo excesso, por aquilo que é
supérfluo. Não seria melhor fazer calar a nossa alma, como disse o salmista?
(Salmo 131.2). "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus", diz o Senhor.
(Salmo 46.10). Ele está no controle da nossa vida. Ele nos dará o que
precisamos e até o que não precisamos, se isso for bom para nós. "Não
andeis ansiosos", disse Jesus aos seus discípulos (Mat.6.25-34).
Em todas essas
situações, a fé, a oração e a gratidão são os remédios prescritos pelo apóstolo
Paulo. Se cremos em Deus e no seu cuidado para conosco, isso já é um forte
motivo para o nosso descanso. Em segundo lugar vem a oração. Nossa fé se
expressará através das nossas palavras. Estamos nos sentindo ameaçados por
alguma coisa ou oprimidos por alguma necessidade? Vamos levar tudo isso diante
de Deus através da oração. Quando oramos, dividimos a responsabilidade com Deus. Se você faz tudo na vida sem orar, então a
responsabilidade é toda sua. Se der errado, a culpa é sua. Quando oramos,
estamos pedindo que Deus faça a parte que não está ao nosso alcance. Contudo,
continuamos responsáveis por aquilo que podemos fazer.
Tendo orado, temos mais
um motivo para descansar. Em nossa oração, precisamos também agradecer. A
gratidão, mais do que uma expressão verbal, é um exercício. Precisamos,
freqüentemente, olhar para tudo o que Deus já nos deu e agradecer. É bom que
agradeçamos por cada coisa, cada pessoa, cada conquista, cada realização, e até
mesmo pelo que não conseguimos, pois até isso foi livramento do Senhor, embora
possamos não ter compreendido. Esse exercício é um antídoto contra as ambições
excessivas. Normalmente vivemos olhando para o que falta e nos esquecemos de
agradecer pelo que já temos. Valorizamos demasiadamente o que falta e
desvalorizamos o que já temos. Isso é um erro do ser humano que aumenta a
ansiedade e diminui a alegria.
A ansiedade, seja por
motivo legítimo ou não, é resultado dos nossos pensamentos. Paulo nos aconselha
a selecionar nossos pensamentos. Se podemos agir para resolver determinado
problema, então devemos fazê-lo, mas ficar apenas cultivando a preocupação não
vai nos levar a nada. Precisamos então, pensar em coisas boas, positivas,
agradáveis, e isso será favorável ao nosso bem estar e à nossa alegria. Embora
tais palavras possam parecer apenas a valorização do pensamento positivo, Paulo
coloca a pessoa de Deus como a fonte da nossa paz (4.9).
UNIDADE E HUMILDADE (1.27; 2.2)
Os filipenses haviam
mandado uma ajuda financeira para o apóstolo (4.16-18). Ele se regozijou muito
pela comunhão que os irmãos tiveram com ele naquele momento difícil. É na
dificuldade que a comunhão e a unidade se tornam mais necessárias e
importantes. "Na angústia nasce o irmão" (Pv17.17). É nessa hora que
se descobre o verdadeiro amigo. Os falsos desaparecem.
O tema da unidade
também se apresenta na epístola quando Paulo fala de um "companheiro de
jugo" (provavelmente Síntique – 4.2-3,14) O jugo, também chamado "canga",
"é uma peça de madeira que une dois bois e os prende ao carro ou ao
arado" (Aurélio). Companheiro de jugo é companheiro de trabalho. É um tipo
de sociedade num momento de dificuldade.
A unidade depende da
humildade (2.3-4). O orgulho e o egoísmo trazem divisão. Para demonstrar o
valor da humildade, Paulo usa a pessoa de Cristo como exemplo (2.5-11). Afinal,
não haveria exemplo melhor. O texto do capítulo 2.5 a 11, nos mostra a
trajetória de Jesus. É um quadro de humilhação progressiva até a morte na cruz.
Em seguida, vem sua exaltação acima de toda a criação.
"Não atente cada
um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos
outros." (2.4). Cuide do problema do seu irmão como se fosse seu, desde
que não esteja havendo abuso nem aconteça de você estar atrapalhando o
crescimento da outra pessoa. Ajude o seu próximo, mas, de preferência, ensine o
seu próximo a ajudar a si mesmo. Existe um momento em que devemos carregar a
carga uns dos outros (Gál.6.2) e outro momento em que cada um deve levar sua
própria carga (Gál.6.5). É preciso sabedoria para discernir essas ocasiões e
agir da maneira correta.
ESBOÇO
- I - Introdução e saudação - 1.1-2.
- II - Conceito que Paulo tem sobre os
filipenses e sua oração por eles - 1.3-11.
- III - A prisão de Paulo contribui para o
progresso do evangelho. - 1.12-26.
- IV- Exortação à perseverança, unidade,
humildade e santidade
- conforme o exemplo de Cristo - 1.27 a 2.18.
- V - Elogio a Timóteo e Epafrodito - 2.19-30.
- VI - Confiança em Cristo e não na carne -
3.1-21.
- VII - Exortação à vida santa - 4.1-9.
- VIII - Gratidão de Paulo pelo auxílio dos
filipenses - 4.10-20.
- IX - Saudações finais - 4.21-23.
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