segunda-feira, 29 de julho de 2013



Isaías

me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos. O Senhor Deus me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde, não me retraí."
(Isaías 50.4-5)


Isaías afirmou ter recebido de Deus “língua de eruditos”. A princípio a ideia de alguém orgulhoso pelo conhecimento pessoal pode nos vir à mente por causa do conceito da “erudição”. Mas o que é ser um erudito? O texto de Isaías 50.4-5 nos dá algumas pistas.

Em primeiro lugar, vemos o profeta dizer que ele não apenas fala como os eruditos, mas que “ouve” como os eruditos. Se alguém abriga um conceito sobre a erudição como sendo a inexistência da necessidade de aprender, tal conceito fica descartado. Em lugar disso, o profeta mostra que é um erudito porque o Senhor lhe “abriu os ouvidos”. Isaías era alguém atento e disposto a aprender o que depois viria a ensinar.

A palavra hebraica para descrever o erudito é limmud, que significa alguém “ensinado”, alguém que foi “instruído”, uma pessoa que foi “discipulada”. Desse modo, não devemos olhar para o profeta Isaías como um homem cujo conhecimento natural o tornou alguém singular, mas como um homem que acumulou conhecimento que outros tinham e que lhe foi ensinado e que, tendo aprendido, se tornou um grande professor e profeta de Deus. O conhecimento de Isaías vinha tanto das palavras de Deus a ele quanto das alianças registradas nas Escrituras, as quais ele parecia conhecer muito bem.

O mesmo vale para o estudante moderno da Bíblia. Nenhum deles tem conhecimento em si mesmo que o torne um grande intérprete das Escrituras isoladamente dos estudos de outros homens que se dedicaram à mesma tarefa. Cada passo que um exegeta dá em termos de avanço na área da interpretação bíblica e o registra, é uma ferramenta útil e necessária para que outros possam chegar aonde ele chegou ou até mesmo seguir em frente.
Como estudantes da Bíblia devemos nos dedicar à leitura constante da Bíblia e de livros de homens que já trilharam os caminhos que almejamos percorrer. Sobre as pisadas desses homens iniciamos nossa caminhada e, com a ajuda de Deus, podemos até chegar mais longe do que eles puderam ir. Que isso nos incentive sempre ao estudo humilde e dedicado da Palavra da Deus a fim de servir ao Rei eterno e supremo, o Senhor Jesus Cristo!
Thomas Tronco dos Santos

Obrigada a todos  Ana Paula 

Sem comentários:

Enviar um comentário