segunda-feira, 29 de julho de 2013
O que está acontecendo com a humanidade?
Observando o comportamento da humanidade sem Deus, sinto-me instigado a considerar sobre a referida questão. Como explicar que o homem do século XXI, da era da cibernética, das viagens espaciais, das grandes descobertas e invenções, possa se comportar como verdadeira besta embrutecida pela sede da fama, riqueza e glória, protagonizando espetáculos dignos dos gladiadores da Roma Antiga? Refiro-me a onda de violência gratuita promovida por organizadores e brigões do tão propalado MMA (Mixed Martial Arts = Artes Marciais Mistas). Como pode o homem, criatura inteligente; capaz de se perceber a si mesmo enquanto ser (ontologicamente); de escrever poesias primorosas; de produzir arquiteturas memoráveis, criando verdadeiras obras de arte; de se aperfeiçoar em variados ofícios, descer a um nível tão vil como este? Uma verdadeira rinha humana. Alguma coisa tem que está errada, não acha?
Quando me refiro ao homem, falo não apenas daqueles que adentram aos tatames para se dilacerarem, mas aos milhares que preterem compromissos importantes e, estáticos diante da TV, sentem sórdido prazer de ver seus semelhantes se autodestruírem. Sinceramente, não sei quem é mais incivil. Como pode alguém considerar algo tão abjeto, entretenimento? Como alguém é capaz de se divertir com coisa tão degradante? Aliás, estamos na verdade, vivendo a coisificação do homem, e, como coisa, o homem não é melhor do que um animal, e, diga-se de passagem, que milhares de animais têm sido mais bem tratados do que muitos homens. Pelo menos os animais dispõem das sociedades protetoras dos animais. E o homem, quem vai protegê-lo dele mesmo?
Há pouco, os instrumentos midiáticos fanfarrearam sobre os maus tratos impingidos por um “ser humano” a um animal doméstico (cão|). Mobilizou-se a polícia, a justiça, a imprensa, a opinião pública, em favor da pobre criatura canina, que indefesa, era espancada por sua “dona” com uma vassoura. Pergunto: porque esse mesmo sentimento de repulsa não acomete as pessoas quando outros “humanos” se digladiam diante de seus olhos? Dá pra me explicar isso? Naturalmente que não estou fazendo apologia a maus tratos aos animais; em hipótese alguma! Estou apenas mostrando a hipocrisia e a inversão dos valores! Diante de toda essa trágica realidade, pergunto: que mensagem essas rinhas humanas têm fomentado entre os nossos jovens? Não seria porventura que a violência é gratificante? Que vale a pena destruir o semelhante para se tornar famoso? Depois, essa mesma gente vem protestar quando adolescentes se engalfinham dentro das escolas, ou quando entra um jovem alucinado em um educandário e abre fogo contra os alunos. É isso o que essa sociedade esta produzindo: pessoas psicopatas, pessoas de mente perturbada. O salmista transmite uma mensagem a esses promotores de violência, quando diz: “A sua obra cairá sobre a sua cabeça; e a sua violência descerá sobre a sua própria cabeça” (Sl 7.16).
A Palavra de Deus mostra que, quanto mais o homem se afasta de Deus, mais fica corrompido e a corrupção gera todo o tipo de violência. Em Gênesis 6:11-13 lemos que um dos motivos porque Deus decidiu por termo a toda uma geração, foi exatamente a violência: “A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra”. Isso é o que está acontecendo com a humanidade desses últimos instantes. Então podemos depreender que o fim dessa atual geração está mais próximo do que muita gente imagina. Esse comportamento da humanidade fala da iminência da volta de Cristo (II Tm 3.1-5).
Em Cristo,
Obrigada a todos Ana Paula
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário